sábado, 21 de agosto de 2010

Paralelos Estruturais Geométricos

1. Entre Jesus Cristo e Saul (ou Saulo) Paulo:

Jesus Cristo é: visto como um Rabino ("Nosso Mestre da Lei [Mosaica]") de ensino e de costumes heterodoxos, vindo talvez da Escola de Hillel;

Jesus Cristo é: visto enquanto judeu freqüentador de sinagogas, membro da Seita dos Fariseus e suspeito de ser casado;

Jesus Cristo é: visto como o Primeiro Cristão (o Iniciador da Corrente...), e também , visto como o Último Cristão (isto é, segundo as palavras de Friedrich Nietzsche)

Jeus Cristo é: visto como uma Primeira Fórmula do Limiar entre os Cristãos...

Saul Paulo é: visto como um Discípulo saído da Seita dos Fariseus, e que se tornou apóstata do Judaísmo;

Saul Paulo é: visto enquanto judeu freqüentador de sinagogas, membro da Seita dos Fariseus e como Jesus Cristo, igualmente suspeito de ser casado;

Saul Paulo é: visto enquanto Apóstata do Judaísmo, e Segundo Tipo de Cristão, que trabalhou como divulgador e continuador da Nova Corrente entre os Goeus ou Gentios, sendo por isso chamado "Apóstolo dos Gentios";

Saul Paulo é: visto como uma Segunda Fórmula do Limiar entre os Cristãos...

Saul Paulo ("Chamado ou Convocado à Pequenez Simbólica, à Humildade, ao Despojamento") realmente o faz com os valores judaicos, afim de solidificar a Nova Fé entre as comunidades gentílicas da Europa e da Ásia Menor, separando o Cristianismo do Judaísmo e assinalando com seu trabalho missionário o fim do Judeu-Cristianismo Inicial, dando início ao Goeu-Cristianismo, ou Cristianismo Gentílico, dito do Exílio (Galut)...

Por outro lado, o primeiro Saul Paulo dá tranqüilamente a entender um outro fato devido a sua relação com Jesus Cristo, sendo este último visto como um elemento absoluto revelando à nós, dois Cristianismos:

1. o Cristianismo de Jesus Cristo, que é na verdade, uma expressão religiosa pessoal que submerge e insere-se na prática coletiva e popular do Judaísmo, ou seja, é um Judeu-Cristianismo;

2. o Cristianismo de Saul Paulo, que desmembra-se ou separa-se do Judaísmo para emergir como outra religião de cunho coletivo;

Este outro fato é que, sendo o Cristianismo de Saul Paulo relativo, ele evocará mais tarde um 'fantasma' de um futuro Discípulo Cristão que trabalhará como Apóstolo na contramão da Obra de Saul Paulo. Este segundo Saul Paulo, cuja obra é oposta e re-equilibrante ao ministério de Saul Paulo realizará um tema incomum em livros de Teologia Cristã: a Ressurreição Mística de Judas Iscariotes e sua devida Restituição ao Círculo ou Colégio dos Discípulos...

Vamos explicitar a questão:
- Jesus Cristo é tido como Nosso Mestre da Lei;
- o primeiro Saul Paulo feito Cristão é tido como Apóstolo dos Goeus ou Gentios;
- o segundo Saul Paulo feito Cristão será tido como Apóstolo dos Judeus, e sua obra está na antítese da obra religiosa do primeiro Saul Paulo.

Afirmamos isto porque estas foram as características da obra do primeiro Saul Paulo:
/Proselitista;
/Viajante;
/Decreta;
/Anti-Judaica;
... E porque estas serão as características da obra do segundo Saul Paulo ("Chamado ou Convocado à Pequenez Simbólica, à Humildade, ao Despojamento [das superstições que impregnaram o Goeu-Cristianismo ou Cristianismo Gentílico, dando fim a este dito do Exílio {Galut}]") para Retornar ao Judeu-Cristianismo Final, dito do Retorno (Teshuvah):
/Anti-Proselitista (como é a conversão hodierna ao Judaísmo);
/Locante ou Residente;
/Secreta;
/Pró-Judaica;
Realizando intimamente o dever de confrontar dialeticamente o Judaísmo e o Cristianismo afim de expurgar todos os valores falsos que existem neles e torná-los efetivamente o que devem ser: Uma Só Religio, afim de ressuscitar Judas Iscariotes que é etimológica e onomásticamente "o Louvor (ao Deus Único) prestado pelo(s) Homem(/ns) de Outro(s) Lugar(es)", ou seja, pelo(s) Goeu(s) ou Gentio(s), conforme afirma o Salmo de Daví.

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