Introdução:
Na Hierologia (que é o estudo das diferentes religiões) levam-se em conta diversos elementos constitutivos de sua Tradição:
1. Etimologia Hierológica
1.a. Nome da Tradição Religiosa e/ou Corrente Tradicional: ***. Ex.: Cristianismo
1.b. Nome do Hero Cultural (a quem se atribui a fundação da Tradição Religiosa): ***. Ex.: Jesus Cristo
/Etimologia Onomástica:
1.c. Hermenêutica do Hero Cultural enquanto Mito para o Mista: ***. Ex: Jesus Cristo enquanto a figura central/chave escritural do Novo Testamento é um arquétipo ou modelo de Iniciação, a mais famosa fórmula do limiar conhecida no Ocidente, seu arquétipo recebe tributação de uma porção de outros mitos, tanto do Ocidente quanto do Oriente. O Cristianismo têm algo de Boddhisattwismo, ele parece uma expressão preparatória do Buddhismo Vajrayana, mas só que destituído dos ditos "meios hábeis" para efetivamente realizar o estado Crístico, que poderia ser um prenúncio do caráter Boddhisattwico, digamos que um Adepto que teoricamente conseguisse realizar todos os feitos de Jesus Cristo em sua primeira vinda, teria de ser extremamente habilitado como Kharash - o têrmo hebraico que os Judeus usam para se referir a alguns supostos Maschiash considerados impostores que conseguiram operar milagres, mas considerados heréticos em suas doutrinas ou nos modos como obtiveram tais capacidades - ou como alguém que obtivesse as capacidades chamadas Super-Realizações do Yôga representando um papel de Mestre para toda a Humanidade. Talvez mesmo um Lama da Escola Kargÿutpa avançado e realizado nas Seis Yôgas de Naropa, poderia a partir de seu conhecimento hiperfísico e de seus misteriosos modos de obtê-lo, realizar ou obter outras técnicas de auto-revolução para personificar perfeitamente este Arquétipo e manifestá-lo fisicamente.
1.d. Nome do Corpo Eclesiástico Primordial: ***. Ex.: Igreja Cristã Primitiva
1.e. Berço Cultural Tradicional: ***. Ex: Judaísmo (Porque? O Cristianismo surgiu como heresia marginal do Judaísmo. Falo heresia porque este vocábulo vem do grego "haeresis" que significa grupo privado ou partido tomado dentro de um grupo, que verte ao latim com a palavra "secta", aportuguesada seita, ou seja, eu faço uso da palavra heresia como sinônimo de seita)
1.f. Ano de Fundação da Tradição Religiosa: ***. Ex.: supostamente 27-28 da Era Cristã (Porque? Seria a data do início do ministério público de Jesus Cristo)
1.g. Loco (cidade e país) de Fundação da Tradição Religiosa: ***. Ex.: Jerusalém, na Judéia.
1.h. Corpos Eclesiásticos Cismados: ***. Ex.: Igreja Católica Apostólica Romana (no Ocidente) e as Igrejas Ortodoxas Autocéfalas ligadas ao Patriarcado Ecumênico de Bizâncio/Constantinopla
1.i. Corpos Eclesiásticos Dissidentes de seu Corpo Eclesiástico Original: ***.
2. Heresiologia
2.a. Classificação Heresiológica:
/quanto a dinâmica de aquisição de novos membros: ( ) se Proselistista ou ( ) se Anti-Proselitista ou ( ) se Sim-Proselitista. Porque?
/quanto a Ordem de Trabalho: ( ) se Decreta ou ( ) se Discreta ou ( ) se Secreta. Porque?
/quanto ao caráter fraternal/filantrópico: ( ) se Fechado ou ( ) se Aberto ou ( ) se Misto. Porque?
/quanto ao caráter genérico-sexual predominante junto ao Ócio Sacerdico: ( ) se Matriarcal ou ( ) se Patriarcal. Porque?
2.b. Lista de Líderes Máximos do Corpo Eclesiástico:
2.c. Lista de Membros Ilustres:
2.d. Computação do Número Total de Membros:
2.e. Lista de Critérios de Seleção na aquisição de novos membros:
2.f. Lista de Provas de Seleção na aquisição de novos membros:
2.g. Distribuição Geográfica do Corpo Eclesiástico:
2.h. Fases de Organização da Tradição Religiosa
/1°. Período: ***. Ex.: Jesus Cristo, reformador Judeu, prega nas Sinagogas.
/2°. Período: ***. Ex.: Jesus Cristo, enquanto Mestre Itinerante, escolhe para si doze discípulos que formam um primeiro colégio mais interno, cujos membros estão sempre juntos com ele.
/3°. Período: ***. Ex.: Jesus prega nas Praças Públicas.
/4°. Período: ***. Ex.: Jesus escolhe para si outros setenta e dois discípulos que formavam um segundo colégio mais externo e que eram enviados de dois em dois para realizarem curas e exorcismos em seu nome.
/5°. Período: ***. Ex.: Jesus preside e celebra ritos em caráter privado sendo assistido apenas pelos seus discípulos do primeiro colégio (mais interno)
/6°. Período: ***. Ex.: Depois da morte do Mestre, os discípulos do primeiro e do segundo colégio, junto com auditores simpatizantes do movimento, reúnem-se em um cenáculo para orarem.
/7°. Período: ***. Ex.: Os discípulos de Jesus tornam-se apóstolos*(discípulos preparados e enviados em missão pelo Mestre, depois de sua morte, para servirem como testemunhas vivas da sua Vida, da sua Doutrina e da sua Obra, divulgando a sua mensagem e organizando o povo conquistado em um novo modo de Vida, preparando-o para um novo modelo de Sociedade) que saem pelo mundo para pregar aos povos e fazer novos discípulos.
/8°. Período: ***. Ex.: Os discípulos de Jesus pregam nas Sinagogas e são expulsos delas pelos seus pares.
/9°. Período: ***. Ex.: Os discípulos do primeiro colégio tornados apóstolos escolhem dentre os discípulos de Jesus que fazem parte do segundo colégio (mais externo) e tomam alguns deles para si afim de torná-los companheiros apostólicos.
/10°. Período: ***. Ex.: Os apóstolos de Jesus, membros do primeiro colégio (mais interno), fundam igrejas locais em diferentes cidades do mundo antigo (como Antioquia, Cesaréia, Alexandria, Éfeso, Atenas, Roma, Tessalônica etc) e estabelecem nelas dirigentes (divididos em três graus: o epíscopo ou bispo, seguido por um cortejo de presbíteros e de diáconos) para presidir as assembléias de crentes e celebrar os devidos ritos iniciáticos.
/11°. Período: ***. Ex.: Os apóstolos de Jesus fundam uma comunidade guetada próxima a Jerusalém, onde os crentes existiam, habitavam e viviam juntos tendo tudo em comum, perseverando na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão de casa em casa e nas orações, na visitação diária e unânime ao Templo, fazendo suas refeições com alegria e singeleza de coração. Os apóstolos também estabeleceram como prova de seleção a venda feita pelo crente de seus bens e propriedades, a deposição do valor dessas mesmas vendas aos pés deles (dos apóstolos) e a distribuição desse valor feita pelos apóstolos entre os membros da Igreja, ajudando sobretudo aqueles que tinham alguma necessidade mais premente.
/12°. Período: ***. Ex.: Os apóstolos de Jesus escrevem cartas que são dirigidas as comunidades por eles fundadas e também recolhem fundos de uma comunidade e os levam para ajudar outras comunidades e seus membros que estejam passando por dificuldades.
3. Doxologia
3.a. Lista de Escrituras Aceitas
3.b. Classificação Doxológica quanto a Tradição Religiosa, ou a Filiação dita Espiritual: se Ortodoxa ou se Heterodoxa. Porque?
3.c. Mito acerca da Criação do Universo:
3.d. Mito acerca da Criação do Homem:
3.e. Parecer acerca do Deus Uno:
3.f. Parecer acerca da Morte:
3.g. Parecer acerca da Salvação:
4. Teleologia
4.a. Classificação Teleológica: se Mística ou se Política
4.b. Lista de Exercícios Ascéticos:
5. Mistologia
5.a. Catequética Pré-Mistagógica:
5.b. Programa Mistagógico: Estrutura de Graus contendo um Rito de Passagem (dito Iniciático) e um Programa de Estudos relacionados aquele Grau
/Lista de Graus dentro da Ordem:
/Fraternidade Sarmanica, fundada por ***, em ***, em ***, na Babilônia, no Iraque (antiga Mesopotâmia)
Fraternidade Lendária ligada ao termo "Sarman", que significa aquele que cultiva e preserva as doutrinas de Zaratustra, levado a conhecimento público por obra de Georges Ivanovitch Gurdjieff.
/Fraternidade dos Nove Superiores Desconhecidos, fundada por Asoka, em ***, em ***, na Índia
Outra Ordem Lendária, cujo rumor de existência foi trazido a tona ao Ocidente pelas obras de Louis Jacolliot.
/Ordem dos Conêgos do Santo Sepulcro, fundada por Godofredo de Bulhões, em ***, em Jerusalém, na palestina
/Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, fundada por Balduíno I de Jerusalém, em 1.103, em Jerusalém, na Palestina
/Fraternidade Rosa+Cruz, fundada por Omnis Moriar, em 1.115, em ***, em ***
/Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, fundada por Hugo de Payens, em 1119, em Jerusalém, na Palestina
/Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, fundada por ***, em ***, em Jerusalém, na Palestina
/Ordem Eqüestre e Militar de São Miguel da Ala, fundada pelo Rei Dom Afonso Henriques I, em 1.147, em Santarém, em Portugal
/Ordem de Calatrava, reconhecida pelo Papa ***, em 1.163, em Calatrava, na Espanha
/Ordem Militar de Santiago da Espada, fundada pelo Rei Dom Afonso VIII, em 1.174, em Uclés, na Espanha
/Ordem de São Bento de Avis também chamada Milícia de Santa Maria d'Évora e Freires de Santa Maria d'Évora, fundada por Dom Afonso Henriques I, em 1.175, em Évora, em Portugal
/Ordem dos Arquitetos do Universo, fundada por Ramon LLull, em 1.196, em ***, na Espanha
/Ordem da Casa de Santa Maria dos Cavaleiros Teutônicos, fundada por ***, em ***, em Acre, na Palestina
/Ordem dos Místicos de Munique,
/Fede Santa,
/Ordem dos Fiéis do Amor,
/Academia Platônica de Florença, fundada por ***, em ***, em ***, na ***
/Filhos da Ordem do Rosarium, fundado por Arnold de Villeneuve, em 1230, em ***, em ***
/Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, fundada pelo Santo Rei Dom Fernando III, em 1.246, em ***, na Espanha
/Ordem de Cavalaria do Quinto Império
Ordem de caráter mítico ligada a defesa do Trono Português e cujos membros seriam ligados enquanto descendentes das antigas Famílias Reais de Portugal.
/Ordem de Nossa Senhora da Montesa, fundada pelo rei Jaime II de Aragão com aprovação do Papa João XXII, em 1.317, em Montesa, na Espanha
/Ordem dos Cavaleiros da Jarreteira, fundada pelo Rei Eduardo III, em ***, em *** ,na Inglaterra
/Ordem do Tosão de Ouro, fundada pelo Duque Filipe III de Borgonha, chamado "O Bom", em 1429, em ***, na Espanha
/Ordem Militar da Torre e da Espada, fundada pelo Rei Dom Afonso V, em 1459, em ***, em Portugal
/Fraternitas Rosarii Sleswicii, fundada por ***, em ***, em ***, na Dinamarca
/Fundação do Sodalitium, fundada por Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim, em 1.507, em ***, na Alemanha
/Comunidade dos Magos, fundada por ***, em 1.570, em ***, em ***
/Die Indissolubilisten, fundada por ***, em 1.577, em ***, na Alemanha
/Militia Crucifera Evangélica, fundada por Simon Studion, em 1.586, em ***, na Alemanha
/Societas d'Isaacus Hollandus, fundada por ***, em 1.592, em ***, na Holanda
/Rosa-Cruz Real, fundada por ***, em 1.593, em ***, na ***
/Laura Crucis, fundada por ***, em 1.611, em ***, na ***
/Círculo de Tubingen, fundada por Johann Valentín Andrea, por Wilhelm Von Wense, por Tobias Hess, por Christopher Besold e por Johann Arndt, em 1.613, em Tubingen, na Alemanha
/Capítulo Rosicruciano, fundado por Maurice de Hesse, em 1.615, em ***, em ***
/Fruchbringende Gesellschaft, fundado por Tommaso Campanella, em 1.617, em ***, na Alemanha
/Collegium Philoshophicum, fundado por Jungius, em 1.620, em ***, em ***
/Fundação dos Tintureiros, fundado por Johann Valentin Andrea, em 1.621, em ***, na Alemanha
/Rito dos Filadelfos, fundado por ***, em 1.640, em ***, em ***
/Sociedade Real, fundada por Elias Ashmole, em 1.660, em ***, na Inglaterra
/Ordem da Rosa-Cruz de Ouro, fundada por Samuel Richter (cujo pseudônimo é Sincerus Renatus), em 1.709, em ***, em ***
/Grande Loja de Londres, fundada por ***, em 1.717, em Londres, na Inglaterra
/Sociedade de Efrata, fundada por Conrad Beisel e por Peter Miller, em 1.732, em ***, nos Estados Unidos
/Ordem dos Antigos Companheiros, fundada por ***, em 1.736, em ***, em ***
/Sociedade da Harmonia, fundada por ***, em 1.740, em ***, em ***
/Rito do Real Arco, fundado por ***, em 1.744, em ***, em ***
/Sociedade dos Rosacruzes de Ouro, fundada por Hermann Fictuld, em 1.747, em ***, em ***
/Capítulo Primordial da Rosa-Cruz Jacobita, fundada por ***, em 1.747, em ***, em ***
/Ordem dos Antigos da Praça Alberto Magno, fundada por ***, em ***, em Paris, na França
/"Juges Ecossais", fundada por ***, em 1.754, em ***, em ***
/Franco-Maçonaria Azul II de Rito Escocês *** e seguido da Ordem Interna segundo Rito da Estrita Observância Templária, fundada pelo Barão Karl Von Hund, em 1.756, em ***, na Alemanha
/Ordem dos Inseparáveis, fundada por Mac Intosh e por Valentin Andrea, em 1.757, em ***, na Alemanha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário