Introdução:
O Misticismo Acadêmico surgiu em uma época crepuscular da Civilização Helenística, num dos grandes pólos desta Civilização: Alexandria. Seus propositores são negativos com relação ao ceticismo na Filosofia e devido ao seu contato com as doutrinas religiosas orientais e com novos modelos de escolas de mistérios, eis que estes vêm a se orientar para o estudo da Mística afim de travar relações com a Divindade. O Neoplatonismo assim constituído, não deixa de ser um tipo particular de ecletismo ou mesmo sincretismo entre a filosofia de Platão, as religiões monoteístas reveladas (tal como a Judaica diversificada entre seus partidos religiosos e seitas marginais) e as escolas de mistérios gregos como as que eram celebradas em Elêusis ou a Órfico-Pitagórica e as de mistérios estrangeiros como as do Egipto e as da Pérsia.
É bom dizermos que estes filósofos da Antigüidade eram verdadeiros buscadores, no sentido místico da palavra, e muitos deles eram iniciados em variados cultos mistéricos, recebidos como tais entre iniciados de diferentes povos, e trabalhando com a Arte Sacerdotal, em suas diferentes linguagens. Outra questão era a de que sempre foram grandes viajantes, agindo com desapego e fé, nas jornadas em que se lançavam a busca de novos conhecimentos.
I. Fílon de Alexandria (25 a.C - 50 d.C): Famoso judeu helenista. Estudou e absorveu a doutrina platônica e aplicando seu modelo de hermenêutica à Tanack, originou uma corrente filosófica, cujo princípio de reflexão era a absorção dos conhecimentos próprios de seu meio (a Civilização Helenística) e a crença de que podiam ser coadunados e agregados ao valores da Civilização Judaica. Sua influência intelectual é sentida no judaísmo posterior, no gnosticismo judaico e cristão, no neoplatonismo e no cristianismo proto-ortodoxo e patrístico.
II. Apolônio de Tiana (13 de março de 2 a.C - 98 d.C): Famoso filósofo neopitagórico, que viveu durante cem anos e viajou por vários países da Antigüidade.
III. Mestrio Plutarco de Queronéia (45 d.C - 125 d.C): Filósofo romano da corrente neopitagórica que discorreu sobre Platão, os estóicos e os epicureus, e foi aceito no Colégio de Sacerdotes que prestavam culto à Apolo Pítio (vencedor da Píton) em Delfos. Segundo a tradição, escreveu mais de duzentos livros, e dentre suas obras destacam-se Vidas Paralelas, na qual discorre sobre a vida de cinqüenta personagens ilustres da Antigüidade, sendo metade destes gregos e a outra metade romanos.
IV. Lúcio Apuleio de Madaura (125 d.C - 180 d.C): Filósofo neopitagórico. Escreveu uma Apologia (na qual se defende da acusação, feita pelos parentes de sua esposa, de ter empregado magia no encantamento dela), Floridas (da qual só restam fragmentos), De Deo Socrates e O Asno de Ouro que é um romance iniciático e sua obra mais conhecida.
V. Celso (? - ?): Filósofo neopitagórico. Escreveu O Logos Verdadeiro, crítica ao Cristianismo nascente.
VI. Ammônio Saccas (175 d.C - 242 d.C): Filósofo originador da corrente chamada neoplatônica, o grande harmonizador e coadunador das doutrinas da escola platônica e aristotélica. Sua obra consiste na absorção do misticismo oriental a este mesmo platonismo. É apelidado Saccas por causa de ter trabalhado humildemente como carregador de sacos.
VII. Plotino de Licópolis (205 d.C - 270 d.C): Filósofo organizador ou sistematizador da corrente filosófica de seu Mestre.
VIII. Herrenius
IX. Cassius Longinus
X. Numênio de Apamea (? - ?): Filósofo neopitagórico.
X. Porfírio de Tiro (232 d.C - 304 d.C): Filósofo neoplatônico, discípulo de Plotino de Licópolis.
XI. Jâmblico de Cálcia
XII. Juliano - o "Apóstata" (331 d.C - 363 d.C): Imperador filósofo neoplatônico, rejeitou o Cristianismo em sua época e escreveu os "Oráculos Caldeus".
XIII. Theon de Alexandria
XIV. Hipácia de Alexandria (370 d.C - 415 d.C)
XV. Proclo Liceu Diádoco de Constantinopla (8 de fevereiro de 410 d.C - 17 de abril de 485 ou 487 d.C): Filósofo neoplatônico e discípulo de Plutarco, Siriano, Porfírio e Jâmblico.
XVI. Pseudo-Dionísio, o Areopagita (século V d.C): O autor do Corpus Areopagiticum talvez seja um teólogo sírio do quinto século, influenciado pela obra de Proclo.
segunda-feira, 17 de março de 2008
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